Pós-Graduação Lato Sensu
Os cursos de pós-graduação Lato Sensu estão previstos no Art. 44 da Lei nº 9394, de 1996, e se orientam pela Resolução nº 1, de 2007, do Conselho Nacional de Educação/MEC. No IFSP, os cursos desse nível formativo se caracterizam como cursos de Especialização, são oferecidos nas diversas áreas do saber e são regidos pela Resolução nº 64, de 1º de agosto de 2017. Os cursos dessa natureza objetivam, por meio das atividades de ensino e pesquisa, o aprofundamento da formação profissional dos portadores de diploma de curso superior, bem como a ampliação e aprimoramento de sua competência técnica.
Pós-Graduação Stricto Sensu
Os programas de pós-graduação Stricto Sensu do IFSP, por sua vez, oferecem cursos de mestrado na modalidade acadêmica ou profissional. Esse nível de formação possibilita aos estudantes o envolvimento com atividades de pesquisa pura ou aplicada, promovendo o avanço da ciência sem perder contato com a necessidade de produção tecnológica do mundo de trabalho. Assim, resultam em capacitação profissional de excelência, destinada ao desenvolvimento científico conjugado com as demandas da sociedade. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é a responsável por conduzir a avaliação periódica de todos os programas de pós-graduação Stricto Sensu. No IFSP eles são regulados pela Resolução nº 158, de 2 de dezembro de 2014. Todas as normativas aqui citadas, encontram-se no site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (www.prp.ifsp.edu.br), no link da Diretoria de Pós-graduação.
Os conjuntos de dados a seguir, apresentam os cursos de pós-graduação aprovados para serem ofertados pelos câmpus do IFSP.