Instituto Federal de São Paulo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) foi criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. O IFSP possui natureza jurídica pública, sendo autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar; se constituindo como instituição de educação superior, básica e profissional, estruturada no formato multicâmpus e pluricurricular; especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Tem como base a conjugação de conhecimentos técnicos, tecnológicos e das humanidades, formando e qualificando o estudante de forma ética, responsável, autônoma e criativa para que, no exercício de sua cidadania, correspondam aos novos desafios socioambientais, pessoais e profissionais, para atuação nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, preparando-o para desafios políticos e culturais.

A maioria dos conjuntos de dados é fornecida no formato Comma-Separated Values (CSV), veja a seguir como abrir esses arquivos.

Como abrir arquivos .CSV

Ao baixar um arquivo CSV de um site, normalmente no programa navegador Web é indicado algum programa de planilha eletrônica que pode ser usado para esse fim. Caso a acentuação das palavras apresente erros ou distorção, experimente trocar o conjunto de caracteres para Unicode / UTF-8 ou para Europa ocidental / Windows-1252. O arquivo CSV também pode ser aberto direto no gerenciador de arquivos ao clicar no mesmo, ou na opção Abrir com no menu de contexto (muitas vezes aberto com o botão direito do mouse sobre o arquivo).

Formas de abrir arquivos .CSV [nos aplicativos]

fonte: https://www.gov.br/prf/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/arqcsv acesso em: 31 de agosto de 2022

Abertura de arquivo formato CSV no software Microsoft Office Excel:

  • Abra uma planilha nova em seu no Excel (em branco). Clique em Dados, depois em Importar Dados Externo ou, ainda, De Texto, e então abrirá uma caixa de Importar Dados;
  • Selecione o arquivo CSV que você quer abrir e clique em Importar;
  • Aparecerá uma caixa de diálogos de 3 passos.
    1. Informe que o arquivo é do tipo Delimitado, clique em avançar;
    2. Informe na caixa de seleção qual o Delimitador, no caso de nossos arquivos é "Ponto e vírgula" , clique então em avançar;
    3. Passo opcional: você pode informar o tipo de formatação de cada coluna da tabela importada ou simplesmente clicar em concluir, não esqueça de salvar o arquivo Excel no formato de planilha.

Abertura de arquivo formato CSV no software LibreOffice:

  • Abra uma planilha nova em seu LibreOffice.
  • Escolha Arquivo - Abrir.
  • Abrirá uma janela, então localize o arquivo CSV que deseja abrir, com a extensão *.csv.
  • Se o arquivo CSV tiver outra extensão, selecione-o e, em seguida, selecione "Texto CSV" na caixa Tipo de arquivo, clique em Abrir.
  • A caixa de diálogo Importação de texto abrirá, especifique as opções para dividir o texto em colunas no arquivo.
  • Clique com o botão direito do mouse em uma coluna na visualização para definir o formato ou para ocultar a coluna.
  • Marque a caixa do delimitador, no caso de nossos arquivos é a "vírgula" , clique então em OK.

Informações Adicionais

Campo Valor
site https://www.ifsp.edu.br/